Livro: Metafísica da Subcriação – A filosofia do mito em J.R.R. Tolkien

Valor com frete

“Hoje, quando originalidade e autenticidade são as palavras de ordem da produção intelectual, prestar-se ao trabalho de mostrar o conteúdo sempre novo de velhas verdades é um traço inegável de caráter intelectual”.

Neste livro, Diego Klautau aborda o pensamento de Tolkien desde de uma perspectiva única, ao mesmo tempo filosófica e poética, conceitual e existencial. Partindo da análise exegética da bibliografia tolkieniana, Klautau chega ao problema da relação entre o artesanato de mitos – isto é, a arte poética – e a natureza transcendente do artista.

Mas, para levar a cabo sua empreitada, não pôde ficar restrito ao senso comum. Viu-se obrigado a partir, como insiste repetidas vezes, da tradição filosófica realista – de Platão e Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino -, passando a investigar o próprio homem que concebe as histórias de fadas e a essência da atividade mesma de concebê-las.

Nisto consiste, digamos assim, a grande virtude de Metafísica da Subcriação: a articulação das fontes tradicionais com sua revivificação na carne do leitor, pelas mãos dos comentadores.

Seja o primeiro a adicionar uma revisão.

Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Adicionar à Lista de Pedidos
Comprar