Medo: Como lidar com a nossa fragilidade

MEDO: Como lidar com a nossa fragilidade?

Incerteza, ansiedade, tensão, angústia, depressão, TOC, síndrome do pânico, perda de controle são palavras cotidianas, enquanto a violência parece permear cada vez mais a nossa vida, das ruas às redes sociais. No entanto, a julgar pelos índices econômicos e sociais, vivemos na era mais confortável e segura que a humanidade jamais atingiu. Como explicar este paradoxo?

Este curso examina, em seis aulas, as origens e mecanismos psicológicos das paixões vinculadas ao medo, à raiva e, curiosamente, à alegria. Propõe os remédios que nos ajudam a educar e administrar esses sentimentos e emoções¸ para que se tornem vigas-mestras na construção de uma personalidade forte, paciente e equilibrada.

Bibliografia*:

*Esta é a bibliografia que foi utilizada para a elaboração do curso. Para a assistência das aulas, não será necessária nenhuma leitura prévia.

Frankl, Viktor, Psicoterapia e sentido da vida, 6ª. ed., Quadrante, São Paulo, 2019.
Torelló, Johannes, Psicologia aberta, 1ª. ed., Quadrante, São Paulo, 1987.
Marks, Isaac M., Fears, Phobias and Rituals. Panic, Anxiety and Their Disorders, 2nd. ed., Oxford University Press, New York, 1987.
Pieper, Josef, Las virtudes fundamentales, 12a. ed. Ediciones Rialp, S.A., Madrid, 2017.
Lewis, C.S., The Weight of Glory and Other Addresses, HarperCollins, New York, 2001, 1980.

1
Medo: Como lidar com a nossa fragilidade – Aula 01
1 hora

A era dos medos:

Patologias do medo e da violência: prevalência social e possíveis causas. Má administração pessoal e educativa da fragilidade e insegurança: a “geração floco-de-neve”. As ideologias do ressentimento.

2
Medo: Como lidar com a nossa fragilidade – Aula 02
1 hora

Origem e caracterização dos medos e raivas:

Os instintos que originam o complexo afetivo medo-raiva-alegria. Classificação dos sentimentos que fazem parte deste complexo: os modelos que o descrevem. Instintos, paixões, emoções e sentimentos. Medos positivos, negativos e patológicos.

3
Medo: Como lidar com a nossa fragilidade – Aula 03
1 hora

Como educar ativamente os sentimentos:

O papel do instinto, o da imaginação e a natureza das emoções. Como se formam rotinas, hábitos, vícios e virtudes. As estimativas e o papel diretivo da inteligência racional.

4
Medo: Como lidar com a nossa fragilidade – Aula 04
1 hora

Os vícios: como superá-los:

Tensões, “simpatias” e esgotamentos. A preguiça, medo dos bens custosos. Covardia, prepotência e bullying. A irritação habitual e o mau humor. Os ressentimentos ou o ódio dos fracos. O caráter violento. Tristeza, desânimo e desespero.

5
Medo: Como lidar com a nossa fragilidade – Aula 05
1 hora

As virtudes do homem maduro, alegria e bom humor

Fortaleza, audácia e paciência, construtores da serenidade e da paz. A exigência consigo mesmo. Qual o meu ideal de vida? As esperanças e a esperança. Sucesso, fracasso? A matéria das tragédias é a mesma das comédias. Alegria, a coroa da vitória: o peso da glória e o triunfo existencial. Como ter um bom humor habitual?

Não há anúncios neste momento.

Seja o primeiro a adicionar uma revisão.

Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Adicionar à Lista de Pedidos
Inscrito: 1 estudante
Duração: 5 horas
Sessões de Formação: 5
Nível: Iniciante