A Formação do Imaginário

Neste curso, o Professor Rodrigo Naimayer dos Santos busca estabelecer uma conversa sobre o que é e o que compõe o imaginário humano. Passando pela identificação de experiências marcantes da imaginação, e relembrando como nós passamos a compor as imagens acerca do mundo na vivência com nossos pais, irmãos parentes e amigos.

Ao longo das aulas, propõe-se também um olhar para diferentes gêneros de narrativas que podem ampliar o horizonte da compreensão do que é o mundo real, e para os instrumentos que a nossa civilização parece ter para equipar nossa jornada em busca da verdade.

1
A Formação do Imaginário – Aula 01
1 hora

O que é o imaginário: Distinguir formação e educação do imaginário – O Eu e o Mundo – A conexão com a realidade – Os símbolos da realidade – Imaginação e saída de si.

2
A Formação do Imaginário – Aula 02
1 hora

As etapas de formação: A imitação dos hábitos humanos – A correção diante a falha – Ruptura entre os sinais a imitar e as atitudes a corrigir – O papel do estimulo e da frustração – Realidade não está a minha disposição – Apresentação e estabelecimento da experiência de confiança – Fantasia na formação do imaginário – História e Biografias – Prosa e Ficção – Filosofia e Teologia – Imaginário Diabólico

3
A Formação do Imaginário – Aula 03
1 hora

A Jornada do Herói: Crítica e possibilidades – Minha jornada em busca personalidade – A crise como situação necessária – O inimigo constante: Hybris/soberba – Os deuses e as provações – O diálogo com os mortos – O retorno para o lar – Curando o desconforto com o mundo – O imaginário a partir da ótica cristã.

Não há anúncios neste momento.

Seja o primeiro a adicionar uma revisão.

Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Adicionar à Lista de Pedidos
Inscrito: 1 estudante
Duração: 3 horas
Sessões de Formação: 3
Vídeo: 3 horas
Nível: Iniciante